27.08.24 | Mundo
Israel resgata refém em túnel na Faixa de Gaza
Soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) resgataram, na manhã desta terça-feira (27), o refém Kaid Farhan Elkadi, de 52 anos. Elkadi foi encontrado dentro de um túnel, no sul da Faixa de Gaza, por comandos da unidade de elite Shayetet 13 da Marinha em operação conjunta liderada pelo Comando Sul das IDFs e da agência de segurança Shin Bet, segundo noticiou o Times of Israel.
Elkadi era um dos oito membros da minoria árabe beduína de Israel que foram sequestrados no atentado terrorista de 7 de outubro. Ele trabalhava como segurança numa fábrica de embalagens em Magen, um pequeno kibutz perto da fronteira com Gaza, quando foi sequestrado. Segundo a Associated Press, Elkadi tem duas esposas e é pai de 11 filhos.
Calcula-se agora que 108 dos 251 reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro permanecem em Gaza, incluindo os corpos de 34 pessoas, de acordo com as IDFs.
O presidente Isaac Herzog elogiou a operação de resgate: "Parabenizo as IDFs, o Shin Bet e todos os serviços de segurança e envio minhas bênçãos à família (Elkadi) por seu retorno – o que é um momento de alegria para o Estado de Israel e para a sociedade israelense como um todo”.
O ministro da Defesa, Yoav Gallant, afirmou que a operação para libertar al-Qadi “fez parte das atividades ousadas e corajosas das IDFs conduzidas nas profundezas da Faixa de Gaza”. “Israel está empenhado em aproveitar todas as oportunidades para trazer de volta os reféns”, acrescentou.
O Fórum das Famílias de Reféns também celebrou o resgate, enfatizando a necessidade de um acordo para garantir a libertação dos demais reféns. “Ele suportou 326 dias em cativeiro e seu retorno para casa é nada menos que milagroso. No entanto, devemos lembrar: as operações militares sozinhas não podem libertar os 108 reféns restantes”, acrescenta o grupo. “Um acordo negociado é o único caminho a seguir.”