Prof. Bauer discursa no Forum Mundial do Holocausto, em janeiro de 2020
24.10.24 | Notícias
Yehuda Bauer, um dos autores da definição de antissemitismo da IHRA, morre aos 98
O professor Yehuda Bauer, um dos mais respeitados historiadores do Holocausto, morreu na última sexta-feira, 18/10, aos 98 anos, em Jerusalém, Israel. Presidente honorário da International Holocaust Remembrance Alliance - IHRA, Bauer ajudou a redigir a Definição de Antissemitismo da organização.
“É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de nosso Presidente Honorário, Yehuda Bauer. Ele deixou uma marca indelével tanto na IHRA quanto no campo dos estudos do Holocausto, e sua orientação moral, percepção e amizade farão muita falta”, diz comunicado oficial da IHRA.
Ao longo de sua vida de quase um século, Bauer publicou mais de 40 livros sobre o Holocausto e o antissemitismo, com foco nas reações judaicas a ambos. Sua pesquisa inicial se concentrou na resistência organizada judaica ao regime nazista, mas em seu trabalho posterior, ele abordou questões maiores do antissemitismo e do significado histórico do Holocausto.
“Seus pensamentos e palavras moldaram e inspiraram o debate acadêmico sobre a tragédia da Shoah. Seu trabalho será continuado por todas as pessoas engajadas na preservação da Memória”, o Memorial de Auschwitz postou no X.
O Centro de Educação sobre o Holocausto da Universidade Global de Londres o saudou como “um dos maiores historiadores do Holocausto do nosso tempo e o orador e professor mais convincente”.
Nascido em 1926 em Praga, Bauer e sua família fugiram para o Mandato Britânico da Palestina em 1939, exatamente no dia em que a Alemanha nazista invadiu a então Tchecoslováquia.