05.11.24 | Mundo

Polícia alemã prende membros de grupo nazista que planejava golpe de Estado

A polícia alemã prendeu nesta terça-feira (5) oito suspeitos de integrar um grupo nazista que fazia treinamentos militares com o objetivo de tomar o poder em regiões no Leste da Alemanha por meio de um golpe e promover uma "limpeza étnica". Os detidos são alemães e têm idades entre 21 e 25 anos.

Segundo noticiou o site Deutsche Welle, a organização, autointitulada Separatistas Saxônicos, se articulava desde 2020. "É um grupo militante de 15 a 20 indivíduos cuja ideologia é caracterizada por ideias racistas, antissemitas e parcialmente apocalípticas", afirmou o Ministério Público alemão.

Segundo os investigadores, o grupo se guiava pela crença de que a Alemanha está à beira do colapso e pretendia, por meio da força, estabelecer um novo sistema no Leste do país, inspirado no nazismo.

Os presos incluem quatro supostos membros fundadores, identificados como Joerg S., Joern S., Karl K. e Norman T. Sete dos suspeitos foram detidos nas cidades de Leipzig, Dresden e Meissen, situadas no Leste alemão. Outro suspeito foi detido na cidade polonesa de Zgorzelec, na fronteira com a Alemanha. 

Cerca de 20 propriedades também estão sendo revistadas, e há buscas sendo feitas também na Áustria.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação