18.12.24 | News-Em Pauta
Segurança comunitária, monitoramento e combate ao antissemitismo, coordenação política e conflito no Oriente Médio pontuaram as ações da CONIB em 2024
A partir do 7 de outubro de 2023, um dia que ecoará pela eternidade, quando o mundo testemunhou um ataque brutal contra Israel, a realidade de todos os judeus mudou para sempre e no Brasil não foi diferente. Desde então a CONIB, como legitima porta-voz da comunidade judaica brasileira, manteve-se firme, atuando em várias frentes na defesa de Israel, no combate ao antissemitismo e na luta contra a negação do Holocausto.
Neste ano de 2024 a CONIB atuou, num esforço incansável e contínuo, junto às diferentes esferas da sociedade em defesa da comunidade.
Cinco pilares sustentaram o trabalho da CONIB no último ano: segurança comunitária, monitoramento e combate ao antissemitismo, coordenação política, desenvolvimento comunitário e o conflito em Israel.
A atuação da CONIB tem se destacado em momentos em que as denúncias de antissemitismo atingem níveis alarmantes, com um aumento de 500%, de acordo com dados do Departamento de Segurança Comunitária (DSC) – Fisesp.
Quarenta e cinco advogados voluntários da CONIB trabalharam incansavelmente neste ano em defesa dos direitos e integridade da comunidade e contra os que disseminam o ódio e o preconceito.
A atuação também desempenhou um importante papel com inúmeras articulações políticas, com posturas firmes contra a agenda do ódio, do antissemitismo e da desinformação.
Ao longo do ano, a CONIB esteve presente no cenário nacional, colaborando com governos para garantir a segurança das comunidades no País.
A CONIB atuou levando conhecimento de inteligência, tecnologia e boas práticas a suas 16 federadas para assegurar a proteção de seus membros.
A CONIB também levou magistrados, influenciadores e jornalistas a Israel para conhecerem de perto a realidade do país, mostrando fatos que na maioria das vezes não são divulgados pela mídia.
Uma conquista significativa foi a adesão à definição de antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Lembrança do Holocausto) por dez estados, a capital federal e três capitais, num importante passo contra a intolerância.
E, acima de tudo, a CONIB atuou com firmeza em defesa da existência e soberania do Estado de Israel. O compromisso com a história e o legado judaico é intrínseco à nossa existência.
Este é o momento de unir forças e agir. Nunca mais não é apenas uma promessa, é um chamado à ação.
A CONIB representa atitude, responsabilidade, compromisso, identidade e valores judaicos. Estamos unidos para garantir nossos direitos e segurança enquanto judeus e brasileiros, em defesa da legitimidade do Estado de Israel e pela continuidade do nosso povo.
AM ISRAEL CHAI!