07.01.25 | Mundo
Autor da popular canção de Chanuká “Light One Candle”, Peter Yarrow morre aos 86 anos
Peter Yarrow, o cantor e compositor judeu que integrou o lendário trio Peter, Paul e Mary, cujas harmonias apaixonadas encantaram milhões de pessoas no mundo, ao mesmo tempo em que levantavam suas vozes em favor dos direitos civis e contra a guerra, morreu nesta terça-feira, 07/01, em Nova York, aos 86 anos.
Yarrow, que escreveu a popular canção de Hanukkah “Light One Candle” como uma resposta à Primeira Guerra do Líbano e é co-autor da música mais conhecida do grupo, “Puff the Magic Dragon” , tratava há quatro anos de um câncer na bexiga, informou o The Times of Israel.
Durante uma incrível sequência de sucessos na década de 1960, Yarrow, Noel Paul Stookey e Mary Travers lançaram seis singles no Top 10 da Billboard, dois álbuns em primeiro lugar e ganharam cinco Grammys.
Eles também trouxeram exposição a Bob Dylan ao transformar duas de suas músicas, "Don't Think Twice, It's All Right" e "Blowin' in the Wind", em sucessos do Top 10 da Billboard, ajudando a liderar um renascimento americano na música folk. Eles tocaram "Blowin' in the Wind" na Marcha de 1963 em Washington, onde o Rev. Martin Luther King Jr. fez seu famoso discurso "I Have a Dream".
Nascido em 31 de maio de 1938, em Nova York, Yarrow foi criado em uma família de classe média alta que, segundo ele, dava grande valor à arte e à bolsa de estudos. Ele teve aulas de violino quando criança, depois mudou para violão, quando passou a abraçar o trabalho de ícones da música folk como Woody Guthrie e Pete Seeger.
Ele deixa sua ex-esposa Mary Beth McCarthy e sua filha, além de um filho, Christopher, e uma neta, Valentina.