20.01.25 | Mundo
Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher voltam a Israel após 471 dias em cativeiro em Gaza
Libertadas após 471 dias mantidas em cativeiro pelo Hamas, em Gaza, as reféns Romi Gonen (24), Emily Damari (28) e Doron Steinbrecher (31) se reuniram com suas mães num primeiro momento, depois de passarem por rápida avaliação médica.
Após o reencontro com as mães, elas foram levadas para o Hospital Tel Hashomer, no centro de Israel, onde passaram por avaliação médica e se reunirem com os demais membros de suas famílias.
O reencontro com seus familiares foi de forte emoção, segundo noticiou o Times of Israel. Manifestantes se reuniram do lado de fora do hospital para aplaudir a libertação, cantando músicas judaicas.
Elas são as primeiras de um primeiro grupo de 33 reféns a serem libertados pelo Hamas como parte do recente acordo de cessar-fogo em Gaza.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu divulgou fotos e vídeos das três mulheres se encontrando com suas famílias no hospital em Ramat Gan. Enrolada em uma bandeira israelense, Damari aparece emocionada abraçando seus parentes; Gonen foi envolvida em um abraço coletivo por seus familiares enquanto entrava num quarto do hospital e Steinbrecher chorou enquanto abraçava seus familiares nos corredores do hospital.
Gonen foi sequestrada do festival de música Supernova, enquanto Damari e Steinbrecher foram levadas de suas casas no Kibutz Kfar Aza.