Harvard se compromete a proteger alunos judeus contra o antissemitismo e anuncia adesão ao documento da IHRA - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Divulgação

22.01.25 | Mundo

Harvard se compromete a proteger alunos judeus contra o antissemitismo e anuncia adesão ao documento da IHRA

Em acordo anunciado nesta terça-feira (21) para encerrar dois processos judiciais, a Universidade Harvard se comprometeu a garantir proteção aos estudantes judeus e anunciou que adotará a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Lembrança do Holocausto (IHRA), segundo noticiou a imprensa.

Além de aumentar os esforços para garantir proteção aos estudantes judeus, a universidade se comprometeu também a apresentar relatórios anuais sobre o tema e fornecer treinamento para o combate ao antissemitismo a funcionários que analisam as denúncias de discriminação.

O acordo de Harvard deverá encerrar processos movidos pelas organizações Students Against Antisemitism (Estudantes contra o Antissemitismo), Jewish Americans for Fairness in Education (Americanos Judeus pela Justiça na Educação) e Brandeis Center for Human Rights Under Law (Centro Brandeis pelos Direitos Humanos sob a Lei), que acusam a universidade de não proteger alunos judeus.

As ações judiciais estavam entre as muitas que acusavam as principais universidades americanas de “incentivar o antissemitismo” após o início da guerra entre Israel e Hamas, em outubro de 2023, com a tolerância a protestos pró-palestinos nos campi.

Marc Kasowitz, advogado da Students Against Antisemitism, disse que tem “grande confiança” de que Harvard está comprometida com a proteção de seus estudantes judeus, inclusive aqueles que são alvos de ataques por apoiarem Israel.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação