19.02.25 | Mundo
Longa indicado ao Oscar, “Setembro 5” aborda o atentado contra atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique
Em cartaz nos cinemas brasileiros, “Setembro 5”, longa indicado à categoria de Melhor Roteiro Original no Oscar 2025, lembra o atentado contra a equipe israelense nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, em Munique.
Dirigido por Tim Fehlbaum, “Setembro 5” explora a cobertura jornalística por uma emissora americana dos ataques terroristas nas Olimpíadas de Munique, em 1972, num momento em que a Alemanha, país anfitrião dos jogos, se esforçava para se mostrar renovada, isenta da praga nazista e cuidadosa na reparação do Holocausto.
O filme conta com nomes como Peter Skarsgaard (Batman), John Magaro (The Umbrella Academy) e Ben Chaplin (Family) no elenco. Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=O144SeE5Sh0&t=144s
Na madrugada do dia 5 de setembro de 1972, oito terroristas do grupo palestino Setembro Negro invadiram o alojamento dos atletas israelenses em Munique e mataram dois esportistas. Três membros da delegação conseguiram escapar, mas nove foram tomados como reféns pelos terroristas, que se identificaram como membros do grupo Setembro Negro - o nome faz referência ao mês dos sangrentos conflitos entre o Exército da Jordânia e membros da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1970.
Os terroristas na Vila Olímpica exigiam um avião e a libertação de 200 palestinos das prisões em Israel, reivindicação rejeitada pela então primeira-ministra israelense, Golda Meir.
As operações de resgate por parte do governo da então Alemanha Ocidental falharam, resultando na morte de todos os reféns e de cinco dos terroristas.