27.02.25 | Mundo
Hamas entrega 4 corpos de reféns, em troca de 600 prisioneiros palestinos
Israel recebeu na noite desta quarta-feira (26) os corpos dos reféns Itzik Elgarat (69), Ohad Yahalomi (49), Shlomo Mantzur (85), e Tsahi Idan (49), que estavam retidos em Gaza, em troca de 600 prisioneiros palestinos, que cumpriam pena por terrorismo. Após protestos de Israel e de organizações internacionais de direitos humanos, desta vez não houve cenas teatrais de propagando do Hamas no ato de entrega dos corpos à Cruz Vermelha. Ao chegarem em Israel, os corpos foram encaminhados à perícia para identificação, segundo noticiou o Times of Israel.
Os corpos foram entregues na Travessia de Kerem Shalom com “mediação egípcia”, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.
As famílias dos quatro reféns já haviam sido informadas de que os corpos seguiriam para identificação.
Autoridades militares israelenses já haviam comunicado, em 11 de fevereiro, que Mantzur havia sido morto durante o ataque de 7 de outubro de 2023 e que seu corpo estava sendo mantido por terroristas em Gaza.
Elgarat tinha 69 anos na época de seu sequestro; Idan e Yahalomi tinham ambos 49 anos e suas mortes não haviam sido confirmadas anteriormente pelas Forças de Defesa de Israel.