05.03.25 | Mundo
Novo chefe das IDFs toma posse, prometendo vitória na luta contra o Hamas e a libertação de todos os reféns
O diretor-geral do Ministério da Defesa, Eyal Zamir, tomou posse nesta quarta-feira como o novo chefe das Forças de Defesa de Israel (IDFs), prometendo vitória na guerra contra o Hamas e a libertação de todos os reféns que estão em cativeiro em Gaza, segundo noticiou o Times of Israel.
Zamir assumiu no lugar de Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer que as IDFs falharam em evitar os ataques de 7 de outubro de 2023.
A cerimônia de troca de comando militar foi realizada na sede das IDFs, em Tel Aviv, e teve início com a promoção de Zamir, 59, ao posto de tenente-general, patente mais alta do exército.
Em seu discurso de posse, Zamir prometeu levar as IDFs à vitória na guerra contra o Hamas, recrutar membros da comunidade ultraortodoxa e liberar todos os reféns que continuam mantidos no cativeiro pelo grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. “Recebo o comando das IDF modestamente e com humildade. A tarefa que estou recebendo hoje é clara: liderar as IDF à vitória. Em 7 de outubro, a fronteira foi violada, e nossos inimigos se infiltraram em nossas comunidades. Da trauma, o povo de Israel se declarou e novamente provou sua capacidade de resiliência”, disse ele.
Zamir foi escolhido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo ministro da Defesa, Israel Katz, no mês passado, após Halevi anunciar sua intenção de renunciar ao cargo.