10.03.25 | Mundo
Sobrevivente de ataque terrorista vai representar Israel no Eurovision de 2025
Lançada no domingo (9), a canção "New Day Will Rise" (“Um novo dia nascerá”) representará Israel no Eurovision 2025, que se realizará em maio em Basel, na Suíça, segundo noticiou o Times of Israel. Escrita pela cantora e compositora Keren Peles, a melodia será interpretada por Yuval Raphael, que sobreviveu ao ataque do Hamas durante o festival Nova fingindo-se de morta e se escondendo sob uma pilha de corpos em um abrigo antiaéreo na beira da estrada perto do Kibutz Be'eri.
À emissora Kan, Raphael declarou: “Para mim a música representa a cura que todos nós precisamos e o otimismo para os dias que virão — nosso futuro”. “A música fala sobre a nossa força, nossa esperança compartilhada e o apoio e o amor das pessoas em nosso país; um novo dia vai amanhecer, e será o melhor que já existiu”.
Peles completou: “Esta é uma declaração poderosa, não importa quanto fogo eles atirem em nós, nossa água é mais forte, nosso amor é mais forte, eles não podem nos extinguir, eles não podem nos queimar”.
A melodia tem versos em hebraico e francês e traz frases como “Um novo dia nascerá/ A vida continuará/ Todos choram/ Não chore sozinho/ A escuridão desaparecerá/ Toda a dor passará/ Mas nós ficaremos”.
O vídeo da música mostra Raphael junto a um grupo de jovens reunidos cantando, dançando e se abraçando em uma área aberta, em cenas que provavelmente farão muitos israelenses lembrarem do festival de música Nova, onde mais de mil pessoas foram brutalmente massacradas e mais de 200 sequestradas por terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023.
A letra e o vídeo foram aprovados no mês passado pela European Broadcasting Union, que organiza o concurso e proíbe qualquer conteúdo político nas músicas apresentadas. No ano passado, a canção israelense “October Rain”, teve que ser reescrita depois de ter sido rejeitada pela EBU por fazer referência ao ataque do Hamas em 7 de outubro. Após alterações, a melodia foi apresentada como “Hurricane”.