12.03.25 | Mundo
Israel e Líbano negociam a normalização de laços diplomáticos
Israel pretende estabelecer relações diplomáticas plenas com o Líbano em negociações que podem começar já no próximo mês, segundo anunciou uma autoridade israelense nesta quarta-feira (12) citada pelo site Times of Israel.
“O objetivo é alcançar a normalização”, disse a autoridade, um dia depois de representantes de Israel, Líbano, França e EUA se reunirem no sul do Líbano.
Após o encontro, na sede das forças de paz das Nações Unidas em Naqoura, Israel e Líbano concordaram em iniciar negociações para definir a situação na fronteira entre os dois países, segundo informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O próximo encontro será entre os escalões políticos de Israel e Líbano, segundo o oficial.
Israel libertou cinco prisioneiros libaneses na terça-feira (11), como medida de boa-vontade para com o novo presidente do Líbano, Joseph Aoun.
Israel e Líbano não têm relações diplomáticas, mas assinaram um acordo de paz em 1983. No passado, Israel manteve profundos laços militares e econômicos com organizações cristãs no Líbano.