ADL aponta distorção de informações sobre Israel na Wikipedia - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

26.03.25 | Mundo

ADL aponta distorção de informações sobre Israel na Wikipedia

A Liga Antidifamação (ADL),  com a qual a CONIB tem parceria, denunciou que ao menos 30 editores da Wikipedia atuam de forma coordenada para distorcer informações sobre Israel e minimizar discursos sobre a violência do Hamas. Segundo um relatório da entidade, divulgado no Times of Israel, esses editores manipulam conteúdos para apagar referências ao terrorismo e ao antissemitismo, ao mesmo tempo em que destacam críticas ao Estado judeu. Desde o ataque de 7 de outubro de 2023, teriam intensificado a remoção de fontes confiáveis e a reescrita de artigos para favorecer a narrativa pró-Hamas.
O estudo também aponta que páginas em árabe da Wikipedia glorificam o Hamas e promovem propaganda do grupo terrorista, violando as próprias regras de neutralidade da plataforma. Em resposta, a Wikipedia classificou a ADL como fonte “geralmente não confiável” sobre o conflito israelo-palestino, uma decisão criticada por mais de 40 organizações judaicas. Em fevereiro, a enciclopédia baniu oito editores de artigos sobre o tema, seis deles pró-Hamas e apenas dois pró-Israel.
A ADL pede que a Wikipedia adote medidas para impedir a disseminação de dados com teor anti-Israel e antijudaico, incluindo a criação de um comitê de especialistas para revisar conteúdos sensíveis. A entidade também recomenda que plataformas como Google e modelos de inteligência artificial reduzam a dependência da Wikipedia em tópicos sobre Israel e sobre o antissemitismo para evitar a propagação de desinformação pró-Hamas.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação