10.06.25 | Mundo
População judaica mundial pode levar até 20 anos para recuperar o nível que havia na década de 1930, diz relatório
Matéria de Rossella Tercatin, no Times of Israel, revela, com base em novo relatório sobre o crescimento das religiões no mundo, que a população judaica mundial cresceu em menos de um milhão de pessoas (cerca de 6%) e que levará entre 10 a 20 anos para que essa população recupere totalmente o nível que havia na década de 1930.
De acordo com um novo relatório do Panorama Religioso Global divulgado na segunda-feira (9) pelo Pew Research Center, entre 2010 e 2020, a população judaica global cresceu em menos de um milhão de pessoas — um aumento de 6% — significativamente mais lento do que a taxa de crescimento de 12% da população geral mundial.
Já a população cristã aumentou de 2,1 bilhões para 2,3 bilhões nesse mesmo período. E a população muçulmana cresceu em ritmo muito mais acelerado (21%), passando de 1,7 bilhão para 2 bilhões, tornando-se o grupo religioso com crescimento mais rápido do mundo.
E acordo com o relatório, cerca de 46%, ou 6,78 milhões, dos judeus vivem em Israel; 39% ou 5,7 milhões, nos Estados Unidos, e o restante em outras partes do mundo, incluindo 3,1% na França, 2,4% no Canadá e 2% no Reino Unido — com populações estimadas de 460.000, 350.000 e 300.000, respectivamente.
O relatório destaca que, quase 80 anos após o Holocausto, em 2020, a população judaica global ainda estava aquém do seu nível pré-Segunda Guerra Mundial, 14,78 milhões, em comparação com os estimados 16,6 milhões em 1939.
De acordo com o demógrafo Sergio DellaPergola, professor emérito e ex-presidente do Instituto Harman de Judaísmo Contemporâneo da Universidade Hebraica, levará mais 10 a 20 anos para que a população judaica recupere totalmente o seu tamanho pré-Holocausto.
“Isso marcará um momento histórico”, disse ele ao Times of Israel em entrevista em vídeo.