01.07.25 | Mundo
Netanyahu deve visitar os EUA em 7 de julho
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deve ir a Washington no próximo dia 7 para se encontrar com o presidente Donald Trump, segundo noticiou o Times of Israel. O gabinete de Netanyahu confirmou a visita.
Temas como o programa nuclear iraniano, a guerra em Gaza, a libertação dos reféns e a possibilidade de um acordo para a normalização de relações com a Síria estariam na pauta do encontro, de acordo com a matéria.
A visita acontecerá em meio à intensificação dos esforços de Washington para acabar com a guerra em Gaza e libertar os 50 reféns restantes que continuam mantidos em cativeiro por quase dois anos.
A visita de 7 de julho marcará a terceira viagem de Netanyahu a Washington para se encontrar com Trump desde que o presidente dos EUA retornou ao cargo, em janeiro de 2025, e acontecerá exatamente duas semanas depois de Israel e Irã concordarem com a suspensão, mediada pelos EUA, de uma guerra de 12 dias.
O ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, está atualmente em Washington para reuniões com autoridades americanas. Segundo o Times of Israel, ele estaria sendo pressionado por autoridades americanas para que Israel encerre a guerra em Gaza.
Trump tem se manifestado nos últimos dias sobre seu desejo de que Israel concorde com um acordo para encerrar a guerra e obter a libertação dos 50 reféns restantes que estão em Gaza.
No entanto, Israel e o grupo terrorista Hamas continuam reticentes a um acordo, já que os dois lados mantiveram suas posições nas negociações com mediadores.