18.07.25 | Brasil
CONIB e ACIB participam de evento na embaixada argentina pelo 31º aniversário do atentado à AMIA
Representantes da CONIB e da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB) participaram de evento nesta sexta-feira (18) na embaixada argentina para marcar o 31º aniversário do atentado à AMIA. Participaram do evento, entre outros, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Raimondi, Kathia Kozlowski, representante da CONIB em Brasília, e a presidente da ACIB, Tamara Socolik.
Em sua fala, Kathia Kozlowski lembrou que a CONIB vê com satisfação a recente decisão da justiça argentina de julgar à revelia dez iranianos e libaneses acusados de planejar e executar o atentado que matou 85 pessoas e deixou mais de 300 feridos na sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), em 18 de julho de 1994, quando uma van com explosivos atingiu o centro comunitário judaico em Buenos Aires.
“O ataque à AMIA foi o pior ato terrorista na história da Argentina, mas não foi o único no país. Dois anos antes, em 17 de março de 1992, 29 pessoas foram mortas e 242 pessoas ficaram feridas num ataque suicida contra a embaixada israelense em Buenos Aires. Esse terrível acontecimento mergulhou a America Latina em uma situação nova, ou seja, a tensão de conviver com o tema do terrorismo e a necessidade fundamental de criar mecanismos de prevenção”, destacou.
Ela disse ainda que “a CONIB considera de fundamental importância a adoção de todas as medidas necessárias para proteger a comunidade judaica e evitar novos ataques terroristas, e anseia para que o Oriente Médio seja próspero e encontro o caminho do diálogo e da paz derradeira”.