06.08.25 | Mundo
Líbano aprova plano para desarmar o Hezbollah até o final do ano
O governo libanês encarregou o Exército, na terça-feira (5), de desenvolver um plano para desarmar o Hezbollah até o final do ano. A medida foi adotada após forte pressão dos EUA, como parte de um cessar-fogo implementado em novembro com o objetivo de pôr fim a mais de um ano de hostilidades com Israel, incluindo os dois meses de guerra, segundo noticiou a imprensa.
A decisão foi anunciada após sessão de quase seis horas realizada na terça-feira (5), liderada pelo presidente Joseph Aoun, para discutir o desarmamento do Hezbollah, que saiu enfraquecido da última guerra com Israel, com seu arsenal destruído e com seus líderes mortos. O grupo apoiado pelo Irã é a única facção que manteve suas armas após a guerra civil do Líbano de 1975-1990.
O plano de desarmamento do grupo deve ser apresentado ao Gabinete até o final de agosto para discussão e aprovação, de acordo com primeiro-ministro Nawaf Salam.
De acordo com o plano de cessar-fogo, as autoridades governamentais, incluindo o Exército e as forças de segurança interna, devem ser as únicas detentoras de armas no Líbano.