11.08.25 | Brasil
CONIB, federadas e instituições judaicas divulgam Manifesto pela volta do Brasil à IHRA
A CONIB, as federações israelitas de estados brasileiros e outras instituições judaicas divulgaram um Manifesto pela volta do Brasil à Aliança Internacional em Memória do Holocausto (IHRA). O manifesto foi publicado nos principais jornais do País - Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e Zero Hora - nesta segunda-feira (11) e nas redes sociais da CONIB e de outras instituições. Assista, junte-se a nós no Manifesto e leia a seguir a íntegra do texto:
O Brasil é um país diverso. De vozes, cores, crenças e histórias.
Nenhuma delas pode ser esquecida ou negligenciada.
O Brasil sempre teve um papel importante na defesa dos direitos humanos e na luta contra qualquer forma de preconceito.
Fomos surpreendidos com a decisão do governo brasileiro de retirar nosso país da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).
Uma decisão que nega o compromisso com a memória do genocídio de mais de 6 milhões de judeus e outras minorias. Uma decisão que coloca o Brasil do lado errado da História.
A IHRA é uma aliança internacional formada por mais de 40 nações comprometidas com a verdade histórica e o combate ao antissemitismo.
Sua definição de antissemitismo protege judeus de acusações coletivas, estereótipos, negacionismo e comparações infames com o nazismo. Silenciar essa definição é abrir espaço para o ódio crescer impune no nosso país.
Ao deixar a aliança, o governo brasileiro envia uma mensagem perigosa:
De que a dor judaica pode ser ignorada. De que o antissemitismo, o racismo contra judeus, pode ser camuflado como opinião. De que lembrar o Holocausto é opcional.
Não é.
Somos brasileiros judeus. Educamos nossos filhos aqui. Contribuímos com o nosso país todos os dias. Exigimos respeito à memória do Holocausto, que é fundamental para toda a humanidade.
O antissemitismo não é um tema estrangeiro. É uma ameaça real e crescente. Aqui. Agora. No nosso país.
Presidente Lula, pedimos que o senhor reveja essa decisão.