27.08.25 | Brasil
TJSC e Secretaria de Educação lançam projeto para proteger crianças e adolescentes de crimes online
Lançado na cidade de Criciúma e em andamento em outras cidades, o projeto “Conhecer para se proteger”, conduzido pela Polícia Civil de Santa Catarina, TJSC e Secretaria de Educação, busca alertar e proteger crianças e adolescentes no ambiente digital contra assédio e crimes de ódio, inclusive de aliciamento ao neonazismo.
O projeto surgiu da preocupação com o aumento dos casos de abuso sexual infanto-juvenil pela internet, considerando que crianças e adolescentes, muitas vezes, não possuem voz e o discernimento necessário para identificar e denunciar os casos.
Os autores do projeto afirmam que esse quadro sofre sensível incremento quando a prática dos atos abusivos ocorre no mundo virtual, através de plataformas em que os perpetradores, acreditando no anonimato e na impunidade, cometem crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outros.
O “Conhecer para se Proteger” tem como objetivo alertar e difundir ações de educação e prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes perpetrados pela internet.
O projeto tem como público-alvo adolescentes do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, das escolas da rede municipal e estadual de ensino. Estende-se, também, aos pais/responsáveis, educadores, servidores e à rede de atenção, dotando-os de conhecimentos indispensáveis à segurança digital.
Mais informações pelo link: https://www.tjsc.jus.br/web/infancia-e-juventude/conhecer-para-se-proteger