01.09.25 | Brasil
Presidente e diretores da CONIB têm encontro com o governador de MG, Romeu Zema
O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, e os diretores da instituição Sergio Malbergier, Celia Parnes e Sergio Napchan tiveram encontro nesta segunda (1º) com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo), no Palácio da Liberdade, em visita de cortesia. No encontro foram abordados temas relacionados à preocupação da comunidade judaica com o crescimento do antissemitismo no País e os desafios diante da polarização política que antecede as eleições de 2026. A atual política externa brasileira também pautou o encontro, diante da preocupação da CONIB com os rumos da crise diplomática entre Brasil e Israel, agravada após indicação de embaixador israelense em Brasília ficar sem resposta.
“Viemos aqui, a Belo Horizonte, visitar o governador Romeu Zema, a quem temos muito respeito, carinho e admiração. Conversamos sobre muitas coisas e viemos reconhecer a sua atuação como grande defensor da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) e de questões relacionadas ao antissemitismo e à lembrança do Holocausto. Agradeço, em nome de toda a comunidade judaica brasileira por seu compromisso na luta contra a intolerância”, disse Claudio Lottenberg.
O governador respondeu afirmando: “Para mim é um prazer muito grande receber Claudio Lottenberg e representantes da comunidade judaica e sempre deixo claro: Israel foi o único Estado que nos ajudou na tragédia de Brumadinho. Aprecio muito a comunidade judaica, que faz a diferença não só no Brasil, mas em todo o mundo e que merece muito respeito. Aqui em Minas vocês sempre serão respeitados e reconhecidos por tudo que fazem, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Contem sempre conosco”, disse o governador, ao lembrar o apoio de Israel nos trabalhos de busca aos sobreviventes da tragédia em Brumadinho. Na foto com Claudio Lottenberg, Zema exibiu o capacete amarelo usado pela equipe israelense que atuou em Brumadinho.
A vereadora Cris Monteiro (Novo), de São Paulo, três secretários de governo e o presidente da Federação Israelita de Minas Gerais (Fisemg), Paulo Dicker, também participaram do encontro.