Câmara Brasil-Israel e Universidade de Haifa recebem cientista israelense para debate sobre biotecnologia, saúde e meio ambiente - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Divulgação

05.09.25 | Brasil

Câmara Brasil-Israel e Universidade de Haifa recebem cientista israelense para debate sobre biotecnologia, saúde e meio ambiente

A Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber) e a Universidade de Haifa promoveram, no dia 27 de agosto, um café especial no Novotel Jardins com a cientista israelense Tal Luzzatto, referência internacional em pesquisas de metabolômica funcional e líder do novo laboratório da instituição nesta área.

Durante sua apresentação, a professora Tal destacou como o mar é uma das maiores fronteiras para descobertas científicas, ainda pouco explorado em comparação ao ambiente terrestre. Ela mostrou como moléculas extraídas de organismos marinhos podem abrir caminho para avanços em cosméticos, medicamentos e segurança alimentar, com potencial de transformar a vida humana e contribuir para a preservação ambiental. “O futuro está no mar. Setenta por cento do planeta é água, e grande parte das soluções para saúde e sustentabilidade virá dali”, afirmou.

A cientista também compartilhou sua experiência em duas expedições à Antártica, realizadas em meio a circunstâncias desafiadoras, incluindo o impacto dos acontecimentos de 7 de outubro em Israel e a mobilização de sua própria família durante a guerra. Apesar das dificuldades, ela decidiu participar da missão internacional, levando consigo mensagens de solidariedade e de defesa de Israel em um ambiente que reuniu representantes de quase 30 países. “Se decidimos enfrentar todos os desafios para chegar até aqui, precisávamos também fazer a diferença e usar essa plataforma para mostrar nossa realidade”, ressaltou.

Outro ponto de destaque foi a apresentação das linhas de pesquisa de seu laboratório, com ênfase em algas marinhas — tanto macroalgas, como as usadas no sushi, quanto microalgas, como a spirulina — e bactérias do mar. Tal explicou como esses organismos oferecem um potencial inexplorado para a produção de proteínas, novos antibióticos, compostos anticâncer (com foco em câncer colorretal) e antioxidantes voltados à preservação da saúde e da beleza. Segundo ela, a abundância de sol e a extensa costa tanto em Israel quanto no Brasil tornam os dois países especialmente estratégicos para pesquisas com aplicações em segurança alimentar, medicina e cosméticos.

A vice-presidente da Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber), Juliana Kraiser, destacou a importância do encontro, lembrando que a missão da entidade é aproximar Brasil e Israel por meio dos negócios, mas também pela inovação. “Mesmo em um momento em que as relações governamentais não são as melhores, vemos que os negócios e a cooperação científica seguem em alta. Israel tem muito a oferecer ao mundo, e encontros como este reforçam esse impacto positivo”, afirmou.

O encontro reforçou a relevância da parceria acadêmica e empresarial entre Brasil e Israel para enfrentar desafios globais nas áreas de saúde, biotecnologia e meio ambiente.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação