29.09.25 | Brasil
CNBB celebra os 60 anos da Declaração Nostra Aetate com Simpósio Internacional e Inter-Religioso
Entre os dias 14 e 16 de outubro, a Arquidiocese de São Paulo, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão da CNBB para o Diálogo Católico-Judaico e a Casa da Reconciliação, através do Cônego José Bizon, realizam um Simpósio Internacional e Inter-Religioso por ocasião do 60º aniversário da Declaração Nostra Aetate, do Concílio Ecumênico Vaticano II.
Promulgada em 28 de outubro de 1965 pelo Papa Paulo VI, durante o Concilio Vaticano II, a declaração Nostra Aetate afirma em seu quarto parágrafo: “Sendo assim tão grande o patrimônio espiritual comum aos cristãos e aos judeus, este sagrado Concílio quer fomentar e recomendar entre eles o mútuo conhecimento e estima, os quais se alcançarão, sobretudo por meio dos estudos bíblicos e teológicos e com os diálogos fraternos”.
Nostra aetate (do latim: "Em nosso tempo"), ou Declaração sobre a Relação da Igreja com as Religiões Não Cristãs, é uma declaração oficial do Concílio Vaticano II que "reverencia a obra de Deus em todas as principais tradições de fé". Não é um documento dogmático. É o mais curto dos 16 documentos finais do Concílio e o primeiro na história católica a focar na relação que os católicos têm com os judeus.
A declaração foi criada após uma abordagem de Jules Isaac, judeu nascido na França que estava associado à Conferência de Seelisberg do Conselho Internacional de Cristãos e Judeus, na qual ele alegou que o antissemitismo cristão havia preparado o caminho para o Holocausto.
Representada pelo rabino Michel Schlesinger, a CONIB participou das celebrações pelos 50 anos da declaração, em evento promovido pelo International Council of Christians and Jews (ICCJ), em Roma. Na ocasião, o rabino Michel Schlesinger declarou: "Um encontro de católicos e judeus dentro do Vaticano 50 anos depois da publicação da Nostra Aetate é motivo de muita emoção. Este documento revolucionou a relação entre essas duas tradições religiosas e transformou dois milênios de desconfiança e perseguição em cinquenta anos de respeito e aprendizado mútuo".
Em outubro de 2022, o então papa Francisco recebeu em audiência representantes da CONIB e líderes da comunidade judaica, entre eles o presidente do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder, o presidente do Board e a tesoureira da entidade, Barão David Rothschild e Chella Safra, o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, e seu diretor executivo, Claudio Epelman.
Programação:
14/10 (terça-feira), das 8h às 11h30
Manhã acadêmica na Faculdade de Teologia da PUC-SP (campus Ipiranga – Avenida Nazaré, 993, Ipiranga).
14/10 (terça-feira), das 20h às 21h30
Ato Interreligioso no Teatro Tuca (campus Perdizes da PUC-SP), um momento de oração e testemunho com diferentes tradições religiosas.
15/10 (quarta-feira), das 9h às 11h
Manhã de convivência e reflexão com lideranças muçulmanas sobre os frutos da Declaração Nostra Aetate. Acontecerá na Mesquita Brasil (Rua Barão de Jaguara, 632, Cambuci).
15/10 (quarta-feira), das 20h às 21h30
Noite Cultural/encontro com lideranças religiosas e comunidades na Faculdade Santa Marcelina (Unidade Perdizes – Rua Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes).
16/10 (quinta-feira), das 9h às 11h
Manhã de convivência e reflexão sobre o Diálogo Católico-Judaico, na CIP – Congregação Israelita Paulista (Rua Antônio Carlos, 653, Consolação). Será uma roda de conversa com lideranças judaicas sobre os frutos da Nostra Aetate.