CNBB celebra os 60 anos da Declaração Nostra Aetate com Simpósio Internacional e Inter-Religioso - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

29.09.25 | Brasil

CNBB celebra os 60 anos da Declaração Nostra Aetate com Simpósio Internacional e Inter-Religioso

Entre os dias 14 e 16 de outubro, a Arquidiocese de São Paulo, o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão da CNBB para o Diálogo Católico-Judaico e a Casa da Reconciliação, através do Cônego José Bizon, realizam um Simpósio Internacional e Inter-Religioso por ocasião do 60º aniversário da Declaração Nostra Aetate, do Concílio Ecumênico Vaticano II.

Promulgada em 28 de outubro de 1965 pelo Papa Paulo VI, durante o Concilio Vaticano II, a declaração Nostra Aetate afirma em seu quarto parágrafo: “Sendo assim tão grande o patrimônio espiritual comum aos cristãos e aos judeus, este sagrado Concílio quer fomentar e recomendar entre eles o mútuo conhecimento e estima, os quais se alcançarão, sobretudo por meio dos estudos bíblicos e teológicos e com os diálogos fraternos”.

Nostra aetate (do latim: "Em nosso tempo"), ou Declaração sobre a Relação da Igreja com as Religiões Não Cristãs, é uma declaração oficial do Concílio Vaticano II que "reverencia a obra de Deus em todas as principais tradições de fé". Não é um documento dogmático. É o mais curto dos 16 documentos finais do Concílio e o primeiro na história católica a focar na relação que os católicos têm com os judeus.

A declaração foi criada após uma abordagem de Jules Isaac, judeu nascido na França que estava associado à Conferência de Seelisberg do Conselho Internacional de Cristãos e Judeus, na qual ele alegou que o antissemitismo cristão havia preparado o caminho para o Holocausto.

Representada pelo rabino Michel Schlesinger, a CONIB participou das celebrações pelos 50 anos da declaração, em evento promovido pelo International Council of Christians and Jews (ICCJ), em Roma. Na ocasião, o rabino Michel Schlesinger declarou: "Um encontro de católicos e judeus dentro do Vaticano 50 anos depois da publicação da Nostra Aetate é motivo de muita emoção. Este documento revolucionou a relação entre essas duas tradições religiosas e transformou dois milênios de desconfiança e perseguição em cinquenta anos de respeito e aprendizado mútuo".

Em outubro de 2022, o então papa Francisco recebeu em audiência representantes da CONIB e líderes da comunidade judaica, entre eles o presidente do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder, o presidente do Board e a tesoureira da entidade, Barão David Rothschild e Chella Safra, o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, e seu diretor executivo, Claudio Epelman.

Programação:

14/10 (terça-feira), das 8h às 11h30
Manhã acadêmica na Faculdade de Teologia da PUC-SP (campus Ipiranga – Avenida Nazaré, 993, Ipiranga).
 
14/10 (terça-feira), das 20h às 21h30
Ato Interreligioso no Teatro Tuca (campus Perdizes da PUC-SP), um momento de oração e testemunho com diferentes tradições religiosas.
 
15/10 (quarta-feira), das 9h às 11h
Manhã de convivência e reflexão com lideranças muçulmanas sobre os frutos da Declaração Nostra Aetate. Acontecerá na Mesquita Brasil (Rua Barão de Jaguara, 632, Cambuci).
 
15/10 (quarta-feira), das 20h às 21h30
Noite Cultural/encontro com lideranças religiosas e comunidades na Faculdade Santa Marcelina (Unidade Perdizes – Rua Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes).
 
16/10 (quinta-feira), das 9h às 11h
Manhã de convivência e reflexão sobre o Diálogo Católico-Judaico, na CIP – Congregação Israelita Paulista (Rua Antônio Carlos, 653, Consolação). Será uma roda de conversa com lideranças judaicas sobre os frutos da Nostra Aetate.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação