14.10.25 | Cultura
Dan Stulbach emociona plateia em espetáculo beneficente “O Mercador de Veneza” em prol da CIP
O ator Dan Stulbach emocionou o público no Espetáculo Beneficente “O Mercador de Veneza”, realizado na última quinta-feira, 9 de outubro, no Tucarena, em São Paulo, em prol dos projetos sociais da Congregação Israelita Paulista (CIP). A apresentação integrou o Projeto Diálogos da CIP, unindo arte, reflexão e solidariedade.
Após a exibição da peça, houve um debate com o próprio Stulbach, o dramaturgo Bruno Cavalcanti – responsável pela tradução e adaptação da montagem, além de outros integrantes do elenco e da direção - com o rabino Dr. Ruben Sternschein, que conduziu uma conversa profunda sobre discriminação, intolerância, justiça e identidade, temas centrais do texto e de grande atualidade no contexto global.
A montagem, uma adaptação contemporânea do clássico de William Shakespeare, transpõe a trama para o universo da bolsa de valores dos anos 1990. Stulbach interpreta Shylock, o agiota judeu que se vê dividido entre o preconceito que sofre e a tentação da vingança. Sua atuação tem sido amplamente elogiada pela força e sensibilidade, trazendo humanidade ao personagem e provocando reflexões sobre o ódio e a intolerância.
Durante o debate, o ator emocionou a plateia ao falar sobre o sentido de interpretar Shylock no atual momento histórico. “A apresentação desta noite foi muito difícil, porque o público estava, de alguma forma, dentro do próprio conflito da peça. Mas para mim, essa é a maneira mais legítima de fazer o meu trabalho. Escolhi não ficar em silêncio. Acho importante estar nos lugares onde há antissemitismo, e fazer essa peça é uma forma de resposta, através da arte, com amor, entendimento e diálogo”, afirmou Dan Stulbach.
O rabino Ruben Sternschein destacou a relevância do espetáculo e a coragem de abordar uma das obras mais polêmicas de Shakespeare, que expõe os preconceitos antissemitas presentes na história. “Trata-se de uma peça extremamente polêmica, que descortina os piores preconceitos antissemitas. É nossa responsabilidade denunciar essas narrativas, especialmente em um momento de tanto antissemitismo no mundo. E ter o Dan, um ator judeu, interpretando Shylock, transforma essa montagem em uma denúncia legítima, uma afirmação de que o preconceito retratado não nos representa”, ressaltou o rabino.
O Espetáculo beneficente “O Mercador de Veneza” integra o Projeto Diálogos da CIP e contou com patrocínio do C6 Bank, CSN, Itaú, Rosset, Bemol, Banco Safra, Teleperformance, SmartStorage e Aurora, com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.