05.11.25 | Brasil
Jornada Médica Internacional em Erechim-Edição 2026 é lançada em evento em São Paulo
A Jornada Médica Internacional em Erechim, que será realizada nos dias 14,15 e 16 de outubro de 2026, foi tema de uma série de encontros em São Paulo nesta quarta (4) que começaram com um café da manhã na Associação Paulista de Medicina e que contaram com a presença de representantes da comunidade judaica, da indústria farmacêutica e de equipamentos e de Erechim, Quatro Irmãos e municípios da AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai gaúcho.
Os participantes também foram recepcionados no Hospital Israelita Albert Einstein pelo presidente do Conselho Administrativo e também presidente da CONIB, Cláudio Lottenberg, que fez uma explanação sobre a excelência do hospital, seus princípios e também sobre o momento vivido pela comunidade judaica do país e sobre a importância de iniciativas como as do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região. Na oportunidade, também foram feitas apresentações das atividades SUS no Hospital Albert Einstein, hoje maior parte de suas operações, e do seu Centro de Voluntariado, braço importante que mantém fortes laços com as comunidades em que atua.
O Secretário de Turismo de Erechim, Vianei Muller, fez exposição sobre o setor de saúde pública de Erechim e Região, o Diretor Executivo do maior hospital filantrópico de Erechim, Rafael Ayub, diretor do Santa Terezinha, apresentou o trabalho fundamental da instituição como 100% SUS; a dra. Viviane Rawett , apresentou-se na qualidade de presidente e fundadora da AMBI – Associação Médica Brasil – Israel e sua parceria com a Jornada; Jonathan Boni, da Inovamed Hospitalar, mostrou como o empresariado local está buscando mercado nacional, e também, como depoimento participou o dr. Eliezer Berenstein, nascido no hospital israelita Leonardo Cohen em Quatro Irmãos, também com relato de João Paulo Balbinot, Prefeito do Município e co-responsável pelo Polo de Turismo. Na ocasião os presentes também puderem assistir palestra do dr. Marcelo Averbach, cirurgião do Hospital Sírio Libanês, sobre seu projeto de Barco Hospital que atende indígenas e ribeirinhos na Amazônia.
No evento em São Paulo o jornalista Sergio Lerrer, coordenador da Jornada Médica e Secretário do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região, apresentou as origens e motivos da Jornada Médica, e como o evento completa-se com o potencial de turismo de geografias, costumes e gastronomia multi-imigratória da região do Alto Uruguai gaúcho.