01.07.22 |
Mostra sobre o Holocausto em SP recebe 500 estudantes por dia
A exposiç:ã:o &ldquo:Shoá: - Reflexõ:es por um mundo mais tolerante&rdquo:, em cartaz no SESC Pompé:ia em Sã:o Paulo, :tem recebido de 800 a mil visitantes por dia, dos quais 500 estudantes com :idade acma de 14 anos. :
Segundo a monitora Fernanda Sanovicz, a agenda de visitas de escolas, :em sua :maioria pú:blica, :está: lotada. Fernanda :afirmou que :boa parte :dos estudantes :desconhece a histó:ria da bá:rbarie nazista: muitos deles també:m sabem pouco sobre o povo judeu. Dos 24 monitores, 19 sã:o nã:o judeus. Para eles, o treinamento recebido para a monitoria serviu para ":abrir um novo mundo":, disse ela. Shoá: é: o nome dado em hebraico ao Holocausto.Trê:s jovens uruguaios projetaram a mostra, com o objetivo de levantar questõ:es sobre coexistê:ncia e tolerâ:ncia. Ela foi exibida em Montevidé:u em 2008 e trazida ao Brasil pelo empresá:rio William Rozenbaum Trosman, com apoio da Conib e da Fisesp.
Alé:m do acervo proveniente do Uruguai, há: també:m material produzido no Brasil. Serã:o exibidos filmes, livros, estudos, objetos de arte e depoimentos de sobreviventes do Holocausto que aqui residem. O escritor Ben Abraham, presidente da Sherit Hapleitá: (associaç:ã:o de sobreviventes do nazismo no Brasil), :é: homenageado.
A coordenadora da mostra, Miriam Vasserman, afirma que &ldquo:a educaç:ã:o é: o melhor caminho para o combate à: intolerâ:ncia e discriminaç:ã:o. Shoá:, o Holocausto judaico, maior mancha negra na histó:ria da humanidade, deve ser contada e recontada para evitar que novos holocaustos de qualquer tipo ocorram. Essa exposiç:ã:o tem o intuito de educar por meio da reflexã:o&rdquo:.
O SESC Pompé:ia está: localizado à: Rua Clé:lia, 93. : O horá:rio para visitaç:ã:o é: de terç:a a sá:bado, das 10h à:s 21h30. Domingo e feriados, das 10h à:s 19h. :A exposiç:ã:o permanece em Sã:o Paulo até: 4 de julho e deverá: ser reeditada, ainda sem previsã:o de data, em Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro.
Na foto da capa: monitor atende um grupo de estudantes no dia 9 de junho. Cré:dito: Eliana Assumpç:ã:o.