16.10.13 |

Movimento juvenil sionista socialista Hashomer Hatzair comemora centenário com festa no Rio

O movimento juvenil judaico Hashomer Hatzair [O Jovem Guardiã:o], de base sionista e socialista, comemora 100 anos de fundaç:ã:o. Ele foi criado na regiã:o da Galí:cia [no entã:o Impé:rio Austro-Hú:ngaro: atual Ucrâ:nia]. : Está: presente em 21 paí:ses. No Brasil, tem grupos no Rio de Janeiro, Sã:o Paulo, Florianó:polis.

Na dé:cada de 1920, o movimento já: tinha quatro kibutzim na entã:o Palestina e pregava a igualdade entre á:rabes e judeus, em um Estado binacional. Entre seus membros, destaca-se o heró:i Mordechai Anielewicz, lí:der da resistê:ncia judaica contra o exé:rcito nazista no Gueto de Varsó:via, em 1943.

Para comemorar o centená:rio, o grupo traz ao no Rio de Janeiro o artista israelense Danny Sanderson, que fará: show no Teatro Oi Casa Grande, em 22 de outubro.

Em meio aos preparativos para a comemoraç:ã:o, Priscilla Karaver, 19, lí:der do movimento em Sã:o Paulo, falou à: Conib sobre os projetos do movimento, sua visã:o do judaí:smo e a adaptaç:ã:o de suas ideias ao fracasso do socialismo real.

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Quando surgiu o movimento no Brasil?

O Hashomer Hatzair chegou ao Brasil na dé:cada de 1940, em Sã:o Paulo, e se expandiu para Rio de Janeiro e Florianó:polis.  :Já: houve grupos també:m em Porto Alegre, Brasí:lia, Recife e Manaus, entre outras cidades.

Como é: a organizaç:ã:o do movimento e quais sã:o os principais objetivos?

Hoje, no Brasil, sã:o cerca de 200 membros, e temos objetivo de mostrar à: comunidade judaica que há: uma alternativa real para a prá:tica do judaí:smo, um caminho entre a ortodoxia e o secularismo radical: o judaí:smo humanista, baseado em alguns dos valores mais fortes e representativos da histó:ria judaica, como a cooperaç:ã:o, a luta e a valorizaç:ã:o do homem como elemento central. A prá:tica do judaí:smo humanista envolve as tradiç:õ:es milenares do judaí:smo clá:ssico, como o Shabat, Pessach, Rosh Hashaná:, Iom Kipur, com debates sobre seus significados e valores.

O movimento visa atrair os jovens para que lutem por um mundo mais justo e ecoló:gico, por meio de pequenas aç:õ:es, como atos contra o uso de sacolas plá:sticas, debates de conscientizaç:ã:o polí:tica e social, apoio a organizaç:õ:es como a Pipa Social, que incentiva a arte nos morros cariocas.

Um de nossos mentores é: o educador Paulo Freire, que nos guia para o objetivo da mudanç:a social, em trê:s fases: a revoluç:ã:o do indiví:duo, seguida pela comunidade que o cerca, para que, finalmente, seja possí:vel revolucionar a sociedade. Dessa forma, mostramos à:s crianç:as que todos podem ser um agente de mudanç:a.

Nos ú:ltimos anos, foram feitas diversas assembleias em Israel, com representantes do mundo inteiro, para reformular e modernizar as bases ideoló:gicas do Hashomer Hatzair. No sé:culo 20, a ú:nica forma de um membro completar o seu ciclo era por meio da imigraç:ã:o para Israel: hoje, há: diversas formas, algumas já: mencionadas acima e muitas outras documentadas e praticadas por milhares de jovens, ativistas e educadores do Brasil e do mundo.

Como o movimento lida com o fracasso do socialismo real? :

Com o fim da Uniã:o Sovié:tica e o domí:nio cada vez maior do capitalismo como sistema socioeconô:mico, o Hashomer passou por uma crise. Durante este perí:odo de instabilidade, a ideologia precisou ser revisada e adaptada de tal forma que pudesse prover uma educaç:ã:o baseada em um socialismo mais moderno. Em 2008, este modelo pedagó:gico-ideoló:gico foi formalmente escrito, durante assembleia que juntou representantes de todas as sedes do mundo.

O novo modelo aborda os trê:s pilares do movimento: sionismo, judaí:smo e socialismo.

Em relaç:ã:o ao sionismo, acreditamos que :os povos tê:m direito à: autodeterminaç:ã:o e que Israel é: a expressã:o da autodeterminaç:ã:o judaica. A terra judaica deve ser um porto seguro para todos os judeus e um centro em que a cultura e a identidade judaica possam florescer. Nossa proposta é: criar e manter um equilí:brio autocrí:tico entre uma sociedade judaica socialista e um Estado pluralista, democrá:tico e secular, que garanta justiç:a social para todos.

Em relaç:ã:o ao judaí:smo, :nos baseamos na cultura judaica e na abordagem humanista. Colocamos o indiví:duo no centro da nossa visã:o de mundo judaica, e nossa moral deriva primariamente do nosso senso de responsabilidade e respeito à: humanidade. Acreditamos e praticamos uma forma ativa de judaí:smo que encoraja todos a dar um significado pessoal ao seu judaí:smo, dentro do movimento.

Em relaç:ã:o ao socialismo, visualizamos um mundo de comunidades pequenas e cooperativas, feitas de indiví:duos e grupos que pratiquem relaç:õ:es espontâ:neas, livres, igualitá:rias. Acreditamos que estas comunidades devam ter um equilí:brio entre o individual e o coletivo - e que o coletivo é: a forç:a que libertará: o indiví:duo.

O documento descreve també:m como colocar esses pilares em prá:tica.

Como ocorre a integraç:ã:o entre os participantes do movimento no Brasil?

A integraç:ã:o se dá: por meio dos coordenadores de ideias e projetos dos trê:s estados, que se falam quinzenalmente: alé:m de um acampamento nacional anual, no mê:s de julho. Em 2013,  :por ser o ano do centená:rio, teremos um seminá:rio continental em novembro, e uma acampamento nacional, em dezembro.

O grupo continua enviando membros a Israel?

Uma das bases ideoló:gicas do Hashomer é: o sionismo, que preza o fluxo de jovens para Israel, seja para programas como o Shnat Hachshará: [intercâ:mbio de um ano em Israel] ou a imigraç:ã:o propriamente dita.  :Em 2013, o Brasil conta com dois representantes em Israel: em 2014, a expectativa é: que pelo menos 20 jovens do movimento experimentem a vivê:ncia em comuna [moradia urbana coletiva] e em kibutz, e aprendam hebraico.

Quais sã:o os pró:ximos projetos do Hashomer Hatzair?

Temos projetos na á:rea educativa e de ativismo social. Acreditamos que os seres humanos sã:o livres e criativos, que merecem viver em uma sociedade que os permita se desenvolver ao seu potencial má:ximo. Os valores centrais sã:o a igualdade social, econô:mica e polí:tica e a justiç:a.

Mordechai Anielewicz, junto amembros do Hashomer Hatzair, Polô:nia, 1937. Foto: Divulgaç:ã:o. Integrantes do Hashomer Hatzair (à: direita) junto a um time de futebol, Polô:nia, 1925. Foto: Jewishgen.


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