Festividades Judaicas

"Liberdade religiosa: direitos humanos e estado laico" será tema do Café Filosófico com o rabino Nilton Bonder

O rabino Nilton Bonder e o babalaô Ivanir dos Santos vão debater sobre o tema "Liberdade religiosa: direitos humanos e estado laico" no programa Café Filosófico, que será gravado nesta quinta-feira (24) a partir das 19h com a presença do público. É um "debate sobre a importância do fortalecimento dos direitos, da liberdade religiosa e da tolerância no Brasil diante do avanço do fundamentalismo religioso", detalha o programa. O debate será no Instituto CPFL - R. Jorge de Figueiredo Corrêa,...

Exposição Obrigado Paulistanos homenageia os sobreviventes do Holocausto que foram acolhidos em São Paulo

Para marcar o 27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto – e o 25 de Janeiro – aniversário de São Paulo - o Shopping Vila Olímpia fará uma exposição de fotos de sobreviventes da barbárie nazista. A exposição, na Praça de Eventos, no piso térreo, será inaugurada no dia 23, às 11h, e irá até 30/01. A entrada é gratuita. Local: Rua Olimpíadas, 360 (Vila Olímpía). A iniciativa é de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo. Autores de diversos livros e filmes sobre...

Chanucá

Chanucá comemora a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, após a vitória dos macabeus. É celebrada durante oito dias através do acendimento da chanukiyá, que lembra que um grande milagre aconteceu.

Shemini Atsêret & Simchat Torá

A alegria com a Torá . A data marca o ciclo anual da leitura da Torá que é terminado e reiniciado neste dia. A festa é marcada pela alegria e pelas danças.

Sucot

A festividade celebra a proteção Divina concedida ao povo judeu durante 40 anos no deserto. Também chamada Festa da Colheita e Festa das Cabanas.

Yom Kipur

O dia mais sagrado do calendário judaico, é marcado por jejum, preces e arrependimento onde o destino de cada judeu é selado. Pedimos perdão ao próximo e a D'us. A crença judaica é que, durante Rosh Hashaná, os nomes são escritos no livro da Vida e, no Iom Kipur (Dia do Perdão), o livro é selado. Este período de dez dias é chamado Iamim Noraim (dias temíveis).

Rosh Hashaná

Uma das datas mais marcantes do calendário festivo, o Ano Novo judaico ou,em tradução literal do hebraico, “cabeça do ano” é a festa que marca a criação divina de Adão e Eva. Para os judeus, a festa de Rosh Hashaná é um tempo de renovação espiritual, quando se pede perdão às pessoas, por ofensas que possam ter sido cometidas contra elas durante o ano, e a D’us. Nesse período é costume se desejar às pessoas que sejam inscritas por D’us no “Livro da Vida”, que traz consigo a...

Tishá B’av

A data, o nono dia do mês de Av , é a mais triste do calendário judaico. Marca um período de luto pela destruição do Templo de Jerusalém e do exílio imposto ao Povo Judeu. O Talmud, ordena chorar e jejuar nesse dia.

Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação