16.04.24 | Conib em ação
Mais de 200 pessoas prestigiam exposição “A tragédia do Holocausto” a convite de grupo de ativistas da CONIB
Na última segunda-feira (15), o grupo voluntário de mulheres ativistas da CONIB convidou 215 pessoas para conhecer a exposição A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner, em cartaz no MIS até o dia 21 de abril. Formado a convite do presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, o grupo de embaixadoras hoje conta com 65 mulheres, que convidaram, principalmente, pessoas não-judias dos seus espaços de convívio para visitar a exposição.
“Nós navegamos por várias ‘tribos’, e nosso grupo sente a necessidade de mostrar a história, o que estamos sofrendo com antissemitismo, para a comunidade maior. Essa exposição maravilhosa aqui no MIS foi a oportunidade perfeita para isso”, afirmou Denise Antão, coordenadora do grupo.
Divididos em três sessões ao longo do dia, os convidados puderam ter contato com experiências imersivas, que contam a história do Holocausto a partir da trajetória de Julio Gartner, sobrevivente que inspira a mostra. Para Ida Sztamfater, ativista que integra o grupo da CONIB, a mobilização tem um significado especial. “Sou filha de sobreviventes. [...] A minha vida inteira eu ouvia as histórias e eu achava que elas tinham ficado no passado, mas elas estão bastante presentes na atualidade. Isso preocupa muito a todos nós. As pessoas precisam entender a história pra poder combater o discurso de ódio”, conta.
O principal objetivo da visita era sensibilizar os convidados de fora da comunidade com a causa defendida pelo grupo da CONIB: o combate ao antissemitismo e qualquer forma de discurso de ódio. Henrique Bosco, que foi convidado pela voluntária Dorli Kamkhagi, compartilhou sua solidariedade aos judeus após percorrer a exposição. “Eu sou um homem gay e quando eu vejo essa exposição, eu me solidarizo com o judeu, porque sei como esse período foi cruel também pra nós [pessoas LGBTs não-judias]. Hoje, a gente ainda precisa levantar muitas bandeiras e levantar essa causa [o combate ao discurso de ódio] nesse momento é fundamental pra comunidade judaica e também pra todo o restante da sociedade”, afirmou.
Em janeiro deste ano, a CONIB lançou a plataforma combateaoantissemitismo.org.br como parte de um projeto amplo e inédito de combate ao antissemitismo e ao discurso de ódio no Brasil. Ancorada em pilares como educação, pesquisa e monitoramento, legal e advocacy, a iniciativa reúne ferramentas e conteúdos para monitoramento e combate ao discurso de ódio no país. Confira.